O Grupo Utam, indústria centrada na produção e comercialização de café , conquistou a 12ª posição entre as maiores indústrias de café do Brasil e a 4ª posição no Estado de São Paulo, de acordo com os dados mais recentes do ranking anual da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Segundo a diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho, o salto na classificação da empresa em duas posições na comparação ao ano anterior é um reflexo do avanço 360 graus da empresa, o que envolve investimentos em inovação e tecnologia de ponta para a produção, que é apoiada pelo conceito de qualidade, sustentabilidade, além do constante incremento no portfólio. A executiva também pontua que a conquista fica ainda mais importante considerando o crescimento do consumo de café no Brasil - com um registro de aumento de 1,11% em 2024, atingindo 21,916 milhões de sacas consumidas no país (conforme dados da ABIC).
“Estamos extremamente satisfeitos com nosso desempenho no ranking da ABIC. Isso reflete o sério trabalho de nossa equipe e a confiança que nossos clientes depositam na qualidade dos nossos produtos”, expressa Ana Carolina.
Desempenho do mercado de café no Brasil
O levantamento da ABIC também apresenta que, em 2024, o consumo de café no Brasil cresceu. A região Sudeste, onde o Grupo Utam está instalado nas cidades de Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), liderou com 41,7% do total nacional. O país continua sendo o segundo maior consumidor mundial, com 5,01 kg per capita de café torrado e moído por ano.
A ABIC destaca o aumento no consumo de cafés certificados, impulsionando as indústrias associadas, que cresceram 1,77%. “O Grupo Utam, alinhado a essa tendência, tem investido em inovação e diversificação, o que ajudou a empresa a avançar seu posicionamento no mercado nacional e no Estado de São Paulo”, complementa a diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho.
Faturamento e Perspectivas para o Setor
O setor de café no Brasil faturou R$ 36,82 bilhões em 2024, com um crescimento de 60,85% em relação ao ano anterior, impulsionado pelos preços mais altos. Segundo a executiva do Grupo Utam, a indústria, em 2024, o faturamento da empresa chegou a R$ 177 milhões, representando um aumento de cerca de 16% em relação ao faturamento de 2023. “Nosso objetivo é atuar no mercado de forma a atender à crescente demanda por produtos de qualidade superior”, expressa.
Sobre o Grupo Utam
Com 55 anos de história, o Grupo Utam é conhecido por sua tradição na produção de café nacional e oferece uma variedade de produtos relacionados ao café, que incluem diferentes tipos de grãos e formatos para atender aos diversos gostos e preferências dos consumidores.
A indústria brasileira de café se destaca por seu compromisso com a qualidade e inovação, buscando sempre atender às expectativas dos consumidores com produtos que preservam o sabor autêntico do café brasileiro.
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Em sua trajetória, a empresa adquiriu alta performance na região Sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui cinco unidades de negócios e uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 12ª posição entre as maiores torrefações do ranking da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).
A empresa possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2018 e 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da ABIC com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte.
Outras notícias




