O mamógrafo móvel do “Expresso da Vida” inicia, a partir desta quinta-feira, 17, na praça Dr. Avelino de Queiroz, os atendimentos e exames de monitoramento em cerca de 200 mulheres em Piumhi.
De acordo com a prefeitura, entre os dias 17 e 23 de outubro, serão atendidas mulheres com idades entre 40 e 49 anos, priorizando as moradoras da zona rural. “Essas pacientes foram selecionadas previamente através do cadastro no Programa da Saúde da Família (PSF) Chico Neca, na área rural do município e também no Centro de Saúde da Mulher”, destacou a istração.
Segundo a prefeitura o ônibus “Expresso da Vida” é resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde de Piumhi, da Santa Casa de Misericórdia de os e do Hospital Regional do Câncer (HRC).
“Essa iniciativa visa fortalecer a luta contra o câncer, especialmente o de mama, integrando-se ao programa ‘Buscando Vida’, que desde 2007 realiza rastreamento mamográfico para detecção precoce do câncer de mama”, destacou a prefeitura.
A istração ressalta ainda que o mamógrafo móvel deve percorrer outros municípios com foco principal no rastreamento das mulheres da zona rural, ampliando o o aos cuidados de saúde preventivos.
“As mulheres que tenham interesse em realizar o exame podem procurar a unidade de saúde onde é cadastrada”, avisou a prefeitura.
Outras notícias




