A pastoral dos surdos realizou no último domingo dia 16, a primeira missa com interpretação em libras.
Pela primeira vez, surdos e surdas puderam acompanhar e compreender a Palavra e a ritualística da missa, que foi interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Hoje foi à introdução de mais esse serviço de acolhimento para as minorias; para as pessoas com deficiência”. O pároco ainda comentou a “preocupação” de todos durante a celebração para que ocorresse “tudo bem, para que nossos irmãos possam compreender o momento que estamos vivendo”.
“É um gesto de caridade e de acolhida, porque a Casa do Senhor é uma casa de todos”. Finalizou o padre Daniel Miranda.
A missa foi interpretada pelo coordenador regional Ângelo Macedo de Carvalho seminarista da Diocese de Luz Vicente Henrique Alves Oliveira, também participou desse momento tão importante para comunidade surda e as voluntárias Rafaela Gonçalves, Elenir Reis Costa, Maurícia Ribeiro.
A partir de agora, em parceria com a Pastoral do Surdo, as missas aos domingos serão interpretadas em Libras na igreja matriz de Piumhi com os horários ainda serem definidos. Além disso, a parceria também resultou no primeiro curso de capacitação de Libras para surdos, familiares e a comunidade em geral.
Em Iguatama foi à primeira cidade da Diocese a desenvolver o trabalho e caminhar para a Pastoral do Surdo. Hoje, em Iguatama, são dois anos e sete meses de atuação. Além de ser pioneira foi incentivadora a outras cidades como: Formiga, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Arcos. Durante este tempo a Pastoral do Surdo de Iguatama, já interpretou durante casamentos e batizados entre outros.
Outras notícias




