Em reunião realizada na última terça-feira, 18 de setembro, com a presença do Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, bem como autoridades do Poder Executivo e Legislativo e a representante da área de Sustentabilidade da JDE Brasil, foi apresentado o Diagnóstico de Resíduos Sólidos Urbanos, para implantação do projeto piloto de coleta seletiva na cidade. A ação foi realizada pela equipe técnica do Grupo Gaia, responsável pelo Programa ViraSer.
O diagnóstico foi realizado no mês de agosto e apontou aspectos relacionados a geração dos resíduos sólidos urbanos, impactos negativos do descarte irregular e quais os caminhos para sensibilizar e conscientizar a população sobre o descarte correto. A conclusão indicou para um grande potencial de inclusão de uma ação sócio produtiva com a geração de trabalho e renda, visando melhorar a qualidade ambiental da cidade. A implantação do projeto piloto de coleta seletiva será em oito bairros: Capoeiras, Nova Piumhi, São Francisco, Bela Vista, Novo Tempo, Residencial Pérola Negra, Residencial Alvorada e Jardim Betel, abrangendo 2.865 domicílios e impactando aproximadamente 5.375 habitantes.
A Prefeitura trabalha na organização de um amplo espaço para ser a Central de Triagem, local onde serão processados os resíduos recicláveis por tipo para depois serem comercializados. Isso irá gerar renda para os catadores, queserão envolvidos na implantação da coleta seletiva. As operações terão início no mês de novembro.
Antes do início das operações do sistema de coleta seletiva, várias atividades estão programadas para sensibilizar e envolver a população e estudantes das escolas públicas. Todos serão convidados a participar de mutirões porta a porta, distribuindo materiais informativos aos moradores dos bairros. Está previsto também a formação de um comitê de Educação Ambiental, composto por representantes da comunidade local de Piumhi com objetivo de multiplicar as ações educativas.
Programa ViraSer e parceiros
A iniciativa é uma ação do Programa ViraSer, idealizado pelo Grupo GAIA e conta com os investimentos da JDE Brasil, uma empresa global de cafés e chás com sede na Holanda, servindo consumidores em mais de 140 países pela Europa, América Latina e Ásia-Pacífico. No Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, L
Outras notícias
inovação e desenvolvimento!